22 de out. de 2011

Estudo do Meio na Zona de Conservação da Biodiversidade da APA de Itupararanga.

O projeto CEDRUS (Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável), parte do Programa Redes Ecológicas do IPESA, em parceria com a Fazenda Morros Verdes/SPAventura, oferece aos alunos, Estudos do Meio de forma multidisciplinar a partir do conhecimento da realidade local e de diferentes  ações socioambientais para a formação de  uma visão sistêmica nas relações homem e natureza.

Localização e Características gerais do Estudo do Meio.

A região de atuação dos Estudos do Meio do CEDRUS está localizada no município de Ibiúna (70 km da capital Paulista) no bairro do Verava. A região foi caracterizada como Zona de Conservação da Biodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Esta região é propícia ao Estudo da Conservação Ambiental ligados aos potenciais ecológicos como:

·      O Bioma de Mata Atlântica;
·      a importante Hidrografia existente;
·      o Movimento da Agricultura Orgânica Familiar da America Latina;
·      as ações socioambientais da Fazenda Morros Verdes como: a agrofloresta, permacultura, construção de baixo impacto, cultivo de plantas medicinais, tratamento biológico de esgoto, agricultura orgânica e apicultura.

A Hidrografia da região também merece destaque pelas inúmeras nascentes que abastecem o rio Sorocabuçu, principal rio que drena para o rio Sorocaba e que abastece a cidade de Sorocaba, Mairinque, Piedade, Ibiúna e beneficia mais de 1 milhão de pessoas. Neste contexto os estudantes podem observar diferentes relações entre a Natureza e as Ações antrópicas de forma divertida e profunda.

Agende sua visita, entre em contato pelo e-mail.

cedrus@ipesa.org.br 

Nenhum comentário: