O IPESA

Quem Somos
O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA) acredita que o desenvolvimento sustentável não se limita à busca por um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais.
Trabalhamos na construção de um mundo mais democrático e integrado, no qual as dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais sejam igualmente respeitadas, aliando assim, o uso racional dos recursos naturais e inclusão social.
Composta por uma equipe multidisciplinar, a organização sem fins lucrativos promove um novo modelo de organização social baseado nos talentos e recursos locais, onde a comunidade é protagonista de seu desenvolvimento.

Missão
Incentivar a preservação e o uso equilibrado do meio ambiente, bem como a inclusão social, compartilhando conhecimentos e sensibilizando a sociedade sobre novas alternativas de vida mais integradas ao meio e com respeito ao próximo.

História
Um objetivo, muita vontade e várias mãos na massa. Assim começou a caminhada de um grupo de estudantes e jovens profissionais da Universidade de São Paulo. A primeira meta foi revitalizar o Morro do Mirante, em São Sebastião, cidade litorânea de São Paulo através de atividades de educação ambiental, ações de contenção de erosão e mutirões de plantio que envolveram toda a comunidade de Paúba.
Os bons resultados dos três anos do projeto Trilhas do Mirante consolidaram a criação do instituto.
Metas atualizadas, mais força e mais vontade que o sucesso do primeiro projeto se multiplicasse. A área de atuação cresceu e na mesma proporção aumentaram as parcerias com fundações, institutos, empresas e prefeituras. Foi o início da implantação de projetos de capacitação de catadores, organização da coleta seletiva em várias cidades, inserção da comunidade escolar nas questões ambientais, organização de agricultores em busca de novos modelos de produção, além de tantos outros programas e ações.

Como Atuamos

“Pensar globalmente, agir localmente”


É sob esse lema que o IPESA promove e amplia o conhecimento sobre o espaço vivido, discute as possibilidades de intervenção com a comunidade beneficiada e organiza ações coletivas integradas aos recursos locais. Temos como meta a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e a utilização racional dos recursos naturais.
Além das melhorias ambientais, as ações integradas contribuem com o desenvolvimento dos potenciais coletivos, com a autonomia dos grupos e com a articulação regional de ações socioambientais.

A nossa metodologia de trabalho consiste em três etapas:
1. Conhecimento e diagnóstico da realidade local
2. Planejamento das ações com as comunidades
3. Implantação das ações

Para garantir a unidade metodológica das ações, os projetos são agrupados em programas, conforme suas principais áreas de atuação: 



- Programa Resíduos Sólidos
- Programa Unidades de Conservação
- Programa Redes Ecológicas

Essa estruturação permite que cada um dos projetos do IPESA além dos profissionais executores conte com a assessoria do coordenador de Programa e sua equipe. Essa assessoria permite a orientação das ações, a pesquisa e o aprimoramento das metodologias, com o objetivo de assegurar a qualidade e unidade entre os projetos integrantes do programa.



Projetos 

Programa Resíduos Sólidos
Diagnostico Socioambiental: Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra
Apoio à prefeitura na implantação da Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra
Capacitação da CRIS – Cooperativa de Recicladores de Itapecerica da Serra
Capacitação da AVEMARE – Cooperativa de catadores de Materiais Recicláveis
Expansão da Coleta Seletiva em Santana de Parnaíba
Capacitação da CooperAL – Cooperativa de Reciclagem da Cidade de Alumínio

 
Programa Redes Ecológicas
Projeto Escolas Ecológicas Cotia
Projeto Escolas Ecológicas Ribeirão Caulim Parelheiros
Circuito de Educação Ambiental do Parque Luis Carlos Prestes
Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRUS


 

Programa Unidades de Conservação
Selo CO2 Reciclado
Capacitação da ONG Mata Nativa
Manejo de Água, Rio Limpo e Comunidade Integrada
Mapeamento da Micro Bacia do Alto Sorocabuçu
Mapeamento da Micro Bacia do Ribeirão Rafael Grande