O projeto e a localização

O Projeto CEDRUS – “Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, é uma iniciativa do Programa Unidades de Conservação do IPESA, com apoio do empreendimento hoteleiro SPAventura e Fazenda Morros Verdes, que viabiliza ações de Educação & Pesquisa voltadas para a sustentabilidade rural.

Localizado no Bairro do Verava, em Ibiúna, no cinturão verde da cidade de São Paulo, o projeto acredita na aplicação da agroecologia, na restauração ambiental e na disseminação de práticas socioambientais, fundamentais para um novo modelo de desenvolvimento.  O Projeto CEDRUS é dividido em três áreas: Pesquisa & Residência; Cursos & Vivências; Estudo do Meio & Visitas Técnicas.

A região está inserida na APA de Itupararanga, nas cabeceiras do rio Sorocabuçú, que junto com os rios Sorocamirim e Una, formam a Represa de Itupararanga. Esta é responsável pelo abastecimento de mais de 1 milhão de pessoas em vários municípios da região  Sorocabana.
Na paisagem de mares de morros, a agricultura está em meio a inúmeros fragmentos de Mata Atlântica, formando um enorme corredor verde entre a Reserva Florestal do Morro Grande (Cotia) e o Parque Estadual Jurupará (Ibiúna).

No Verava está também uma das maiores concentrações de produtores orgânicos do país: cerca de 80% das famílias de agricultores existentes no bairro optaram pela agricultura orgânica, tendo a cultura de hortaliças como principal produto.
Por acreditarmos no potencial socioambiental do Verava, convidamos os interessados a conhecer e contribuir com seus estudos e pesquisas.

Como chegar?
De São Paulo pegar a Rod. Raposo Tavares. Logo depois de Vargem Grande pegar a rodovia Bunjiro Nakao sentido Ibiúna (saída 45). Depois de 11km entrar à esquerda (em frente à Furnas) e seguir sentido Bairro do Verava. Ande mais 17 km (atenção na estrada) e chegará a Escola Estadual Bairro do Verava. Entrar à esquerda na estrada de terra. Seguir por 1,3km e virar à direita na cruz branca. Mais 1,3km, depois da mineradora de água, virar à esquerda.
TEL: 15 – 3494 8869